personalidade de marca

Personalidade de marca e a percepção do cliente – Como essas 2 marcas se destacam

Estava em uma roda de amigas, conversando sobre trabalho remoto, quando uma delas me perguntou com o que eu trabalhava exatamente. Eu falei que desenvolvo histórias e plano para marcas que querem crescer como negócio e inspirar pessoas, e que isso se chama estratégia de marca. É ganhar clareza da sua própria identidade de marca, entender qual é o seu diferencial e como a sua marca funciona como guia para direcionar o negócio.

Falei que a forma que eu faço isso é através da história única de cada marca, a partir da motivação que fez ela nascer e a interseção com a história dos fundadores. E que o foco do trabalho que desenvolvo com marcas é conexão humana.

Através do desenvolvimento da identidade, mensagem, essência e expressão, uma marca consegue se conectar e atrair as pessoas certas, que se identificam com elas e querem viver a história que ela conta.

Como 2 marcas concorrentes e suas personalidades bem definidas prosperam no mercado

“Ah, entendi! Então você deveria trabalhar com a Tezenis! É terrível a forma como ela vende a sua marca. Parece falso e é meio entediante, mostram modelos photoshopadas fazendo poses nada naturais. Uma sexualidade bem exagerada! Eu não me identifico em nada com ela.”

Eu comecei a rir. “Calma, não é que a marca Tezenis não conecta com as mulheres, é que ela é comunicada com uma certa personalidade para conectar com uma parcela das mulheres que desejam se expressar assim. Talvez você não seja o público dela.”

Ela ficou pensativa por uns momentos. “Verdade, eu me identifico muito mais com a OYSHO. As modelos são mais naturais, delicadas, as cores mais suaves, faz eu me sentir confortável comigo mesma, enquanto a Tezenis faz eu sentir que tem algo de errado comigo, como se toda mulher tivesse que ser assim.”

A conversa continuou por um bom tempo sobre essas duas marcas, e o que cada uma das mulheres na mesa sentia sobre elas. Tezenis e OYSHO são duas marcas de moda intima nascidas na Europa.

E o que elas nos mostram sobre personalidade de marca consistente? E a leitura do público sobre elas?

Tezenis – “Falso e óbvio – garotas photoshopadas e um jeito sexy agressivo” na percepção da minha amiga.
OYSHO – “Sentir-se confortável do lado de dentro, não me sinto vista como um pedaço de carne. Não me assusta. As cores são mais suaves.” na percepção da minha amiga.

O que é personalidade de marca?

Personalidade de marca são atributos humanos associados à uma marca. E ao contrário do que se pensa, personalidade de marca não é só sobre como a marca se comunica e se expressa, visualmente e no tom de voz.

Personalidade de marca também é sobre o psicológico do personagem arquétipico que ela representa. A constituição psicológica dessa Persona de marca reflete o que o público ideal busca para si.

A Tezenis com uma personalidade sexy, sedutora e divertida atrai mulheres que desejam se sentir ou se expressar dessa forma. Já a Oysho se apresenta de forma mais suave, delicada e carinhosa, atraindo mulheres que querem sentir-se bem com elas mesmas no dia a dia.

Como uma personalidade de marca bem construida posiciona a sua marca

“Mas pensando bem” uma outra amiga na roda complementou pensativa, “eu compro a Tezenis quando eu quero me sentir mais sexy. Por que as vezes a gente quer se sentir mesmo mais ‘UAU'”.

Personalidade de marca também é posicionamento. E quando você se posiciona bem e com clareza, sua marca sai do mar vermelho da competição e começa se fixar na mente do público com a associação certa. Para algumas das mulheres na mesa, a Tezenis não era vista como concorrente da OYSHO, existe o momento certo de comprar Tezenis e momento certo de comprar a OYSHO, dependendo de como você quer se sentir.

Não são as peças em si que vão fazer a cliente se sentir confortável ou mais sexy, mas são as associações de personalidade e comportamento construídas em cada uma delas que atraem e instigam comportamentos em mulheres diferentes.

Como a sua personalidade de marca influência sua estratégia de marca?

O que é estratégia? É a direção que você vai seguir e as ações que você vai executar para alcançar seus objetivos de marca e de negócio. Dentro da estratégia, posicionamento é uma peça chave para alcançar esses objetivos, e a personalidade de marca clara é imprescindível para um bom posicionamento.

A personalidade de marca vai definir o tom do seu discurso, como você se relaciona com o seu público e que tipo de imagem deve ser comunicada para construir as associações certas. E se a sua mensagem de marca está coerente com as motivações humanas que conectam com o seu público.

As pessoas que a sua marca quer atrair só vão responder à uma comunicação que passe uma mensagem coerente e direta. Só com uma personalidade de marca consistente é possível passar a sensação de autenticidade e transparência.

Exercício: E se a sua marca fosse uma pessoa?

E se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? como ela falaria? Como ela se expressa? Que tipo de roupa ela usa? Que tipo de música ela escuta? Qual é a motivação principal dela? E o que ela espelha da audiência que você quer atrair?

Por exemplo, enquanto discutíamos sobre a OYSHO e a Tezenis. Algumas delas chegara mencionar inclusive “A Tezenis toca hip-hop nas lojas deles, e a OYSHO tem um cheiro muito bom nas lojas!” Cada ponto de expressão da marca, é também uma expressão da sua personalidade.

1.Comece escrevendo uma lista de adjetivos que descrevem a sua marca, aqui embaixo seguem algumas possibilidades:

Sério, cuidadoso, imaginativo, ingênuo, aventureiro, amigável, autoritário, calmo, forte, masculino, feminino, conservador, inovativo, maduro, luxuoso, caloroso, saudável, elegante, humilde, sexy, líder, relaxado, estóico, espiritual, liberal, rebelde, esperto, inteligente, altruista, forte, intelectual, doce, glamuroso, dependente, ousado, juvenil, prestativo, cooporativo, bem-humorado, nervoso, mundano, antiquado, cosmopolita, gentil, energético, alegre, racional, resistente, peculiar, etc.

2. Depois de levantar alguns que representam a sua marca, pense em como essas características de manifestam nos pontos de contato, na comunicação, no discurso e na imagem.

Como você descreveria a sua marca? Comenta aqui nos comentários 🙂

Artigos relacionados:

Marca como promessa e compromisso – o que é identidade de marca?

Persona: uma oportunidade de conexão verdadeira

Mensagem de marca: como construir a sua e porquê você deveria se importar com isso


Me segue no instagram para acompanhar textos e reflexões em tempo real sobre viver uma vida de aventura, storytelling para marcas e como histórias conectam pessoas.


Se inscreve na minha newsletter ‘Por trás da História’ – Faça parte dessa conversa, onde eu compartilho recursos, estratégias e pensamentos sobre:

  1. Storytelling para negócios
  2. Comportamento humano e conexão
  3. Reflexões sobre coragem {e vida}

0 comments on “Personalidade de marca e a percepção do cliente – Como essas 2 marcas se destacam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *